A Tailândia é um reino que fica no sudeste asiático e se destaca pelo fato de ser o único país da região que não foi colônia de nenhum país do Ocidente. Thai, além de ser o nome do maior grupo étnico do país, significa liberdade em tailandês. O nome oficial do país era Sião e assim foi até 1945, quando foi rebatizada de Thailand, ou Tailândia, para os íntimos da língua portuguesa.
A cultura tailandesa se aproxima em alguns pontos da cultura hindi e também da cultura chinesa. No que diz respeito a música, apesar de nunca ter sido colonizada por nenhuma potência ocidental, nada impediu que os ritmos europeus e americanos influenciassem a produção musical.
A cena pop é dominada por músicas mais lentas, românticas, muito parecidas no estilo e sonoridade com as músicas do vizinho Laos. Com relação ao rock, a Tailândia é um ótimo centro de referência. Diversos estilos podem ser encontrados desde o metal mais pesado ao rock clássico, todos os estilos com representantes consagrados e influentes na música não só da Tailândia como da região. Destaque para o punk rock, cujo ritmo acelerado combina muito bem com a língua.
Existem ainda dois ritmos tradicionais tailandeses: o luk thung e o mor lam. O luk thung é a “música sertaneja” da Tailândia. Ela é mais popular que o mor lam e seus temas refletem as dificuldades da vida no campo. Até o estilo e a voz dos cantores lembram bastante as duplas sertanejas de um certo país da América do Sul.
O mor lam, por sua vez, vem do Laos e em sua forma moderna aborda temas da vida urbana. A principal característica desse ritmo é a adaptação do tempo ao texto. Enquanto os mor lam’s mais tradicionais tendem a ser mais lentos, os atuais são bem rápidos, sendo comparados ao rap.
A música tailandesa como um todo foi uma agradável surpresa na hora da pesquisa. Essa nação da liberdade, apesar de influenciada pelos estilos ocidentais, consegue manter sua identidade musical. A língua, que é tonal, casa perfeitamente com estilos mais rápidos de música como o punk rock e o hip hop. Alguns representantes da música tailandesa são: Lift&Oil, Taxi, Siriporn Ampaiphong, Armchair, Buddha Bless, entre outros.