Caro leitor, você por algum acaso já ouviu “The Fool on the Hill”, “Tears in Heaven” ou “Thriller” em ritmo de bossa nova? E cantadas por uma japonesa? Pois é, essa é mais uma daquelas coisas que só o Invasões faz por você.
Koizumi Nilo, natural de Hokkaido e nascida em 1981, é a responsável por toda essa pan-mistureba. A cantora, que se declara fã da música latina, lançou em janeiro desse ano seu terceiro álbum, intitulado Bossa@NILO – Goodies.
O disco apresenta novidade na série Bossa@NILO. Os dois primeiros – o de debut e o Ipanema, lançados em 2007 e 2008 – são compostos essencialmente por clássicas canções de bossa nova, e, salvo por poucas exceções, a maioria delas é de Tom Jobim. Vale lembrar que Koizumi canta em português, e que, apesar do sotaque engraçado, tem um timbre ótimo para a cadência do samba. Goodies continua nas versões “bossinha”, mas desta vez vai de grandes hits mundiais de diferentes autores, estilos e épocas.
É sempre bom ver a música daqui sendo divulgada e reconhecida pelo mundo. Entretanto, devo confessar que fiquei surpresa ao ouvir Beatles (“In my life” e “The fool on the Hill”), Carpenters (“Close to you” e “I need to be In love”), Simon e Garfunkel (“Bridge over Troubled Water”) e outros clássicos nessa inusitada roupagem abrasileirada diretamente do Japão. Demorei a decidir se tinha gostado ou não, e acho que até agora não formei uma opinião sólida. Ouça e tire suas próprias conclusões: