Em meio a muitos grupos com ritmos marcantes e mais característicos, a banda Aterciopelados passou um pouco despercebida na nossa semana Colômbia. O tropipop dançante de Bonka e cia., a mistura folclórica de Totó La Momposina ou o rock mais encorpado do Pornomotora foram alguns dos ingredientes que ajudaram a ofuscar o Aterciopelados.
Bem, mas a banda sem dúvida merece espaço. São 17 anos de carreira e um reconhecimento que ultrapassou o limite do território colombiano há bastante tempo. Andrea Echeverri, vocal e guitarra, e Hector Buitrago, arranjos e baixo, são o núcleo imutável da banda, que já teve várias trocas durantes esses anos.
O estilo pode ser definido como rock alternativo, mas sem dúvida não se esgota nesse rótulo. A mistura do rock com ritmos latinos tradicionais e música eletrônica, somada a voz inconfundível de Andrea, dão ao Aterciopelados uma sonoridade singular, que as vezes parece ter saído de alguma máquina do tempo.
A última gravação da banda foi o disco Oye, que ganhou o prêmio de “melhor álbum de música alternativa” no Grammy Latino desde ano. O cd é de outubro de 2006, portanto ficou um pouco frio para o nosso quadro do programa semanal, o “Saído do Forno”. Mas prometo que nas próximas semanas escrevo e posto uma resenha sobre o álbum.
Até a próxima!