Dados de 2006 indicam que aproximadamente 3 milhões de brasileiros vivem no exterior. Um grande número de pessoas, com histórias diferentes e motivações distintas para deixar o país. Maria Inês Cardoso faz parte dessa legião brazuca. Casada com um colombiano, a paulista de Junquierópolis passou cerca de dez dos seus 39 anos vivendo em Bogotá.
O coração está dividido, como ela própria revela. Antes de se estabelecer definitivamente em Bogotá, sua trajetória já passou por algumas idas e vindas. Os primeiros quatro anos em território colombiano foram interrompidos por um período de quase cinco em São Paulo. Mas, desde a primeira visita, a capital da Colômbia despertou sentimentos profundos em Inês.

Naquela época a cidade não era tão bonita, tão linda como agora. Ela mudou muito. Mas eu gostei de tudo, do bonito e do feio. Foi amor de verdade. Não sei dizer exatamente o que foi que eu mais gostei, só sei dizer que eu queria viver aqui.

As palavras já trazem algumas marcas da distância. Um português com alguns elementos recorrentes de espanhol. Uma mescla que, no entanto, não afeta alguns sentimentos e palavras bem familiares… “saudade” é uma delas.

Morro de saudades do Brasil, da minha cidade, da minha família. A comida, minha casa, meus irmãos. O cheiro do Brasil, o cheiro dos supermercados, das ruas, dos bares, das pessoas, das casas… me faz muita falta… muita.

Quando o assunto é a música brasileira a situação é um pouco diferente.

A maioria das músicas do Brasil não posso escutar, porque me deprimo muito. A música me toca fundo, até choro. Não sei a explicação.

Nenhuma saudade? Talvez a resposta seja: saudade demais. Quando o assunto é a música colombiana, Maria Inês tem alguns preferidos. Ela lembra dos grandes ícones musicais do país, Shakira, Juanes… mas revela que o que mais a toca são as bandas de vallenato, música popular, uma sonoridade que traz para a brasileira lembranças de sua cidade natal.

Aqui existem vários grupos de musica vallenata. O estilo se parece com o forró. É com acordéon, sanfona. E eu adoro. É a música mais popular, mas eu gosto. Me lembra minha cidade… as feiras de gado.