Nova no nome, mas já bem rodada. A banda De Nieuwe Snaar tem esta denominação porque alguns de seus membros participaram de uma banda chamada De Snaar. Isto foi ainda nos anos 70, já que a própria De Nieuwe Snaar de que estamos falando começou nos anos 80.
O som do grupo tem um pouco de música folclórica e de música de cabaré, mas sempre com muito humor. Os integrantes já participaram do humorístico na TV De Pré Historie, tendo uma canção como tema de abertura. Seus shows podem ser mais considerados como números humorísticos ao invés de concertos.
O sucesso e a representatividade de De Nieuwe Snaar lhe rendeu o título de embaixadora cultural de Flandres, a região norte da Bélgica, de fala holandesa. Mas a banda não ficou restrita às suas raízes lingüísticas: foram lançados discos em francês, a outra língua principal da Bélgica; em alemão e até em espanhol, trabalho que lhe garantiu um mês em cartaz em um teatro de Barcelona.
A música que fez sucesso entre nós, invasores, e que está bombando com os DJs Bárbaros é “De Limburg Limbo”, um trocadilho com a cidade de Limburgo da Bélgica (há uma homônima na Holanda), que tem o apelido de Limbo, e o fato de limbo também ser o nome de um ritmo caribenho. Em breve vamos postar a tradução para vocês.