Finalmente, o Invasões Bárbaras se redime de sua crueldade histórica. Estamos há quase três anos obrigando o ouvinte a se virar pra descobrir, via ondas de rádio, os impronunciáveis nomes que tocamos. Mas a partir de agora o ouvinte do nosso programa semanal de 1 hora na UFMG Educativa (104,5 FM) encontrará aqui a nossa programação musical inédita.
Na programação de ontem à noite (pela qual respondo) a idéia era balancear rock, chanson e músicas dançantes, contrastando com o Schlagen, ritmo regional dos Alpes que teve bastante destaque no programa.
BLOCO 1
1. Kaisers Orchestra – Dekk Bord [Noruega]
2. Haranga – Gerelt Orchlon [Mongólia]
3. Sibiria – Det Har Varit Svarare [Suécia]
BLOCO 2 – Conversões: Queen – Radio Ga Ga
1. Austrofred – Hitr@adio Gaga [Áustria]
2. Mickey 3D – Chanson de rien du tout [França]
3. Pornomotora – Izquierdo [Colômbia]
BLOCO 3 – Parcerias
1. Miranda! [Argentina] e Julieta Venegas [México] – Perfecta
2. Hakim [Egito] e Olga Tanon [Porto Rico] – Ah Ya Albi
3. Tété [Senegal] e Sanseverino [França] – La Mauvaise Réputacion ‘Taratata
BLOCO 4 – Saído do Forno: Ursprung Buam – Hereinspaziert Ins Zillertal
1. Ursprung Buam – Filzlaus [Áustria]
2. Orange Range – Viva Rock [Japão]
3. Seeed! – Ab in de Süden [Alemanha]
No último bloco sempre resenhamos um álbum bárbaro, no nosso quadro Saído do Forno. E são sempre as músicas desse cd que compõe a trilha sonora de fundo de cada um dos quatro blocos do programa. Caso da banda austríaca Ursprung Buam, que inclui em várias de suas músicas o canto característico e inconfundível do Schlagen.

A Áustria ainda apareceu no nosso Conversões, em que o cantor Austrofred faz uma versão sem muita novidade, mas curiosa, de “Radio Ga Ga”, do Queen.
E aproveito o ensejo pra corrigir uma bobagem dita no ar: “Chanson de rien du tout” significa, na verdade, “Canção sobre o nada”. A canção da banda francesa Mickey 3D é uma expressão com significado próprio, de onde vem a falha em tentar traduzí-la literalmente.
O Invasões Bárbaras inédito vai ao ar toda sexta, às 22h. No domingo, ouça a reprise da semana anterior, a partir das 18h.
Invasões Bárbaras
Sexta – 22h
Reprise domingo – 18h
www.ufmg.br/online/radio