Que o reggae de Bob Marley ganhou o mundo, todo mundo sabe. Que o reggae alemão vai fazer o mesmo, você vai descobrir agora. Ele cresce e aparece cada dia mais. Bandas de reggae e de suas derivações, como dub e dancehall, seguem os passinhos dos famosos Seeed e Gentleman e enriquecem ainda mais a cena musical alemã.
Uma nova leitura desse estilo está sendo feita, a começar pela adequação ao clima europeu, de um estilo tão intimamente associado ao sol e às praias. Romper o clichê sem perder a energia da coisa tem sido o desafio. Bem sucedido, podemos dizer. As letras estão contextualizadas em temáticas européias e na Alemanha reggae, agora, também pode ser música de protesto.
Um dos queridinhos e mais bem cotados artistas por lá é Eric Alain Wilson, mais conhecido como Nosliw. Pegou, pegou? Wilson. Nosliw. Não? Deixa para lá.
Duas vezes ganhador do título de Revelação do Ano concedido pela “Riddim” – maior revista de reggae do país – o cantor começou sua carreira em 1991, cantando hip hop em inglês. Ao longo dos anos foi conquistado pelo reggae e trocou o idioma estrangeiro de suas canções pela língua materna.
Só gravou dois álbuns, Mittendrin (2004) e Mehr Davon (2007) mas já ganhou o respeito do público e da crítica. O cara é considerado o maior representante do reggae de raiz por lá. Dá para conferir um pouco do estilo dele no clipe abaixo. A música, com o mesmo nome do álbum, é a canção de trabalho de “Mehr Davon”.