Não, este não é nenhum post-desabafo. Nem para falar mal do Vetrô, nem para falar mal do Costoli. Vou apenas pegar carona no post muito bacana da Dri para apresentar dois ídolos do manele que não poderiam ficar de fora: Alina & Costi Ioniţa. Esses dois, quando se juntam, são responsáveis por alguns hits com a roupagem mais moderna do manele. A mistura entre os arranjos da música cigana, os efeitos exagerados da música popular e o batidão típico do hip-hop parece estar na proporção certa nas suas canções.

A canção de maior sucesso de Alina & Costi ainda é “Necăzuri şi Supărări”, que significa “Problemas e Aborrecimentos”. Aliás, ao pesquisar sobre esta música, percebi uma realidade incômoda: os romenos parecem não se preocupar com os acentos e caracteres especiais de sua língua, estes que são tão importantes para conferir identidade a um idioma (identidade visual, inclusive). Talvez a informalidade e um certo amadorismo do manele, aliados ao perfil de internet-sem-lei das páginas que tratam do assunto, ajudem a explicar porque eu só encontrei “necazuri si suparari”, e nada de Necăzuri şi Supărări, com os devidos caracteres especiais.
Deixando de lado estes problemas e aborrecimentos com o internetês romeno, vamos ao clip, inédito também para os colegas da equipe Invasões Bárbaras. Quem já ouviu, estranhou que uma música tão bombante tivesse um clipe mais lento. Mas o manele é isto mesmo, é dançado com movimentos mais fechados e menos amplos. Ah, e a fila tem que andar! Em breve no semanal vocês vão poder conferir outras músicas da dupla Alina & Costi.
http://youtu.be/5-hJ2KUNvc0